Vamos fazer um retrospecto histórico dos usos das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. O livro veio para sintetizar e acumular mais informações substituindo os pergaminhos, mas o método de ensino se manteve; a caneta de tinteiro foi substituída pelas canetas esferográficas para não perdermos tempo nas anotações e facilitar a locomoção e anotações em cadernos compactados, mas o método de ensino se manteve; as grandes bibliotecas para consulta foram fracionadas em resumos que chamamos hoje de livros didáticos para que o aprendizado ficasse mais perto daqueles que não poderiam ter acesso as bibliotecas, mas o método de ensino se manteve; as calculadoras mecânicas, digitais, solares, virtuais e outras chegaram para facilitar os cálculos para minimizar e sistematizar mais rapidamente os cálculos, e, aumentar a produção, em substituição da velha tabuada, mas o método de ensino se manteve; vieram os televisores, os vídeos cassetes, os compact disc (CD-Disco Compacto), os Digital Vesartile Disc (DVD-Disco Digital Versátil), micros sistem e muitos outros para melhorar o visual e fazer com o aprendizado aumentasse e facilitasse a melhoria para o conhecimento, mas o método de ensino se manteve, vieram as bibliotecas virtuais ligados aos computadores de mesas, notebooks, netbooks e muitos outros recursos para melhorar o aprendizado, mas se não mudarmos o método de ensinar, convenhamos é uma arte, o ensino sempre se manterá o mesmo.
Nós hoje como educadores não podemos ficar fora destes avanços tecnológicos, a educação sempre foi resistente a estas modificações, principalmente quando se esta ligado ao ser humano, porque o que esta pronto é mais fácil, os desafios sempre foram uma barreira, mas quando esta ligado ao ser humano o professor, o educador não pode ficar fora deste roteiro, ele deve se inserir no que sendo aprendido em sala de aula, na escola, de forma mais dinâmica e pessoal, o professor desafiado é mais produtivo, isso porque ele quer ver resultados, independemente do tempo de sala de aula que o professor atua.
A escola moderna deve ser aquela desafiadora, e utilizar as tecnologias como ferramenta no auxilio ao método de ensino, isso porque o nosso aluno de hoje tem mais conhecimento das tecnologias do que os conteúdos ministrados em sala de aula, então o professor moderno, a escola moderna, não é aquela que tem ótimos prédios, ótimos professores, ótimos funcionários, ótimos salários (visto que esta última faz o professor se capacitar melhor e dedicar-se ao processo ensino-aprendizagem), se não mudarmos os métodos ensino para que o nosso aluno se prepare para o mundo globalizado.
As tecnologias citadas acima só terão validade se o grupo, de professores, funcionários e principalmente os alunos forem desafiados, são três perguntinhas básicas que faremos: para que serve isso, como fazer, como aplicar; hoje em muitas de nossas escolas isso não é feito, eu tenho que cumprir o meu conteúdo, o meu método é mais correto, os alunos não tem base, eles são muitos fracos, a culpa não é minha, foi do outro que não quis ensinar ou enrolou, foi a adoção dos ciclos; nós temos muitas desculpas para justificar o fracasso de nosso aluno, sendo que nós professores modernos dependemos de duas receitas básicas, DEDICAÇÃO e CONHECIMENTO, os dois andam juntos, claro que mais recursos disponíveis serão importantes mas, sem estas duas receitas não conseguiremos construir alunos pensantes, críticos, analíticos, independente da classe social que ele ocupa.
Sebastião César dos Santos
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas.
Nós hoje como educadores não podemos ficar fora destes avanços tecnológicos, a educação sempre foi resistente a estas modificações, principalmente quando se esta ligado ao ser humano, porque o que esta pronto é mais fácil, os desafios sempre foram uma barreira, mas quando esta ligado ao ser humano o professor, o educador não pode ficar fora deste roteiro, ele deve se inserir no que sendo aprendido em sala de aula, na escola, de forma mais dinâmica e pessoal, o professor desafiado é mais produtivo, isso porque ele quer ver resultados, independemente do tempo de sala de aula que o professor atua.
A escola moderna deve ser aquela desafiadora, e utilizar as tecnologias como ferramenta no auxilio ao método de ensino, isso porque o nosso aluno de hoje tem mais conhecimento das tecnologias do que os conteúdos ministrados em sala de aula, então o professor moderno, a escola moderna, não é aquela que tem ótimos prédios, ótimos professores, ótimos funcionários, ótimos salários (visto que esta última faz o professor se capacitar melhor e dedicar-se ao processo ensino-aprendizagem), se não mudarmos os métodos ensino para que o nosso aluno se prepare para o mundo globalizado.
As tecnologias citadas acima só terão validade se o grupo, de professores, funcionários e principalmente os alunos forem desafiados, são três perguntinhas básicas que faremos: para que serve isso, como fazer, como aplicar; hoje em muitas de nossas escolas isso não é feito, eu tenho que cumprir o meu conteúdo, o meu método é mais correto, os alunos não tem base, eles são muitos fracos, a culpa não é minha, foi do outro que não quis ensinar ou enrolou, foi a adoção dos ciclos; nós temos muitas desculpas para justificar o fracasso de nosso aluno, sendo que nós professores modernos dependemos de duas receitas básicas, DEDICAÇÃO e CONHECIMENTO, os dois andam juntos, claro que mais recursos disponíveis serão importantes mas, sem estas duas receitas não conseguiremos construir alunos pensantes, críticos, analíticos, independente da classe social que ele ocupa.
Sebastião César dos Santos
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas.
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